A Embaixada da República de Moçambique junto da Santa Sé tem o prazer de informar que no dia 3 de abril de 2025, Sua Excelência o Embaixador Raúl Domingos foi agraciado com a insígnia de Cavaleiro de Grã-Cruz da Ordem de Pio IX, uma das mais altas distinções honoríficas concedidas pela Santa Sé.
A cerimónia decorreu na Cidade do Vaticano e foi presidida por S.Excia Edgar Peña Parra, actual Substituito da Secretaria de Estado, em reconhecimento pelos serviços prestados pelo Embaixador no reforço das relações diplomáticas entre Moçambique e a Santa Sé, bem como pelo seu empenho na promoção do diálogo, da paz e da cooperação internacional.
Sobre a Ordem de Pio IX
As ordens honoríficas da Santa Sé constituem um sistema de distinções atribuídas por mérito ou serviço relevante prestado à Igreja Católica, à Santa Sé ou às suas instituições, em âmbito internacional.
A Ordem de Pio IX (Ordine di Pio IX, em italiano), também conhecida como Ordem Pia ou Ordem Piana, foi criada em 17 de Junho de 1847 pelo Papa Pio IX, por meio do breve apostólico Romanis Pontificibus, em comemoração ao primeiro aniversário do seu pontificado.
O lema da Ordem é Virtuti et Merito (“Virtude e Mérito”).
Actualmente, a Ordem de Pio IX é a mais elevada das Ordens de Cavalaria atribuídas a leigos pela Santa Sé e é composta por cinco classes, sendo a de Cavaleiro de Grã-Cruz reservada a Embaixadores e outras figuras de elevado destaque diplomático.
A insígnia da Ordem é uma estrela esmaltada azul de oito pontas, intercalada com chamas douradas, com um medalhão central branco onde se lê o nome do fundador da Ordem, rodeado pelas palavras Virtuti et Merito.


